PNAIC

Educadores participam de formação do MEC em Bauru

Professores das Escolas da Prefeitura estão participando de formação oferecida pelo Ministério da Educação – MEC no campus da UNESP, em Bauru – SP. O Módulo Introdutório da formação, que começou segunda-feira [15] e vai até o próximo dia 19, reúne 35 educadores envolvidos no PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Além dos professores, uma equipe do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas [DOEP] também participa das atividades abordando os princípios e estratégias formativas que nortearão as discussões sobre Alfabetização e Letramento e que farão parte das formações com os Professores Alfabetizadores cursistas. A bolsa para o Professor Alfabetizador é de R$ 200,00 e de R$ 765,00 para o Orientador de Estudo.

Os encontros da Formação Continuada dos Professores Alfabetizadores terão início em maio, com uma proposta de mobilização dos saberes docentes associados à reflexão da prática, garantindo assim a construção de estratégias que os auxiliem a alfabetizar seus alunos até o final do 3° ano.

Aula inaugural

A Secretaria de Educação realiza no Salão de Artes do Adamastor Centro [Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo] uma aula inaugural do programa, no dia 2 de maio, em dois horários: às 8h30 e 14h. Para este evento são esperados cerca de 800 Professores Alfabetizadores inscritos no PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

A SE aderiu ao PNAIC, projeto nacional do Governo Federal, que vem sendo coordenado por docentes da UNESP. A Formação Continuada é um dos quatro eixos que fazem parte de um conjunto de ações do PNAIC, dentre os quais estão: Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Gestão, Controle Social e Mobilização.

Para mais informações clique aqui.

PNAIC

O Pacto é um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos Professores Alfabetizadores [anos iniciais do 1° ao 3° ano].

Compromisso formal assumido pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa [PNAIC] assegura que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Orientadores de estudo participam de Módulo Introdutório, na UNESP, em Bauru.