2º CEU Guarulhos é inaugurado no Jardim Presidente Dutra

A Prefeitura de Guarulhos, através da Secretaria de Educação entregou neste sábado [26] mais um Centro de Educação Unificado. O CEU Guarulhos Presidente Dutra [final da Rua Maria de Paula Mota – antiga rua 100 - Jd. Presidente Dutra], 2º de um total de 10 CEUs atenderá 1500 alunos de duas Escolas da Prefeitura: Jorge Amado e Zelia Gattai, além da comunidade. A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Sebastião Almeida e do secretário de Educação, Moacir de Souza.

Com duas piscinas (adulto e infantil), biblioteca, telecentro, ginásio poliesportivo coberto com arquibancada para 700 pessoas, estacionamento e playground, o CEU Presidente Dutra funcionará todos os dias da semana das 8 às 20h.

O segundo CEU da cidade também oferecerá diversos cursos nas áreas de Educação, Esporte, Cultura e Lazer como, por exemplo: futsal, vôlei, basquete, handebol (Programa Toque de Letra), hidroginástica, ginástica, dança de salão, teatro, música (violino, percussão), contação de histórias e outros.

Ao implantar o projeto dos CEUs na cidade, a Secretaria de Educação dá mais um passo rumo à melhoria da qualidade social da Educação em Guarulhos.

“Com a inauguração do CEU Presidente Dutra o governo honra um compromisso assumido com a população. Aqui vamos formar cidadãos conscientes, sujeitos de suas próprias histórias e que farão as transformações necessárias”, disse Moacir de Souza.

O CEU é o espaço de integração da população. “Aqui tem um pedaço do sonho de todos nós – de construir um mundo melhor”, discursou Almeida, que completou: “quando investimos nos CEUs, economizamos em presídios. Nós que vivemos o dia a dia da periferia sabemos o que o CEU significa para esta comunidade”.

PRÓXIMOS CEUS

Mais três CEUs serão inaugurados em 2011: CEU Vila Paraíso ainda no 1º semestre e os CEUs Bambi e Ponte Alta, previstos para o segundo semestre. Para 2012, a meta da Prefeitura de Guarulhos é entregar mais cinco CEUS: Jardim Cumbica, Parque São Miguel, Itapegica, São João e Aeroporto. Em junho de 2010 a prefeitura inaugurou o CEU Guarulhos Pimentas (Estrada do Caminho Velho, 351).

Centro de Educação Unificado - CEU

Os CEUs recebem milhares de pessoas por semana, nos diversos cursos e atividades, como cinema, aulas de futsal, vôlei, basquete, natação, ginástica rítmica, artes plásticas, música, danças brasileiras e teatro.

O projeto dos Centros de Educação Unificados entende a escola pública como um todo, com seu conjunto de necessidades, potencialidades, como espaço privilegiado de relações sócio-educacionais, de convívio familiar e comunitário.

CEU Presidente Dutra leva qualidade social à população

Em entrevista ao Acontece na Rede, o secretário de Educação, Moacir de Souza, ressalta a importância do equipamento

Em entrevista ao Boletim Acontece na Rede, o secretário de Educação, Moacir de Souza, destaca a importância do CEU Guarulhos Presidente Dutra, inaugurado dia 26 de fevereiro e localizado no final da rua Maria de Paula Mota (antiga rua 100). Na oportunidade, o secretário também ressaltou outras ações da Secretaria de Educação. Confira na entrevista.

Acontece na Rede- Qual a diferença entre uma Escola da Prefeitura e um CEU?

Moacir de Souza -As Escolas da Prefeitura tem ambientes que favorecem ações educativas, em geral, dentro da sala de aula. Em relação aos CEUs – Centros de Educação Unificados - se constitui num equipamento onde a educação acontece de forma integral e completa. Os CEUs unem escola, ginásio de esportes, piscinas e tem outros equipamentos como, por exemplo: bibliotecas e telecentros que permitem uma ampliação maior da visão de educação aos alunos. Além disso, os CEUs não atendem apenas as escolas dentro do equipamento, mas também de outras escolas das imediações e comunidade vizinha. O que por si só é um ganho, porque a participação da comunidade na vida educacional garante uma educação de melhor qualidade.

Acontece na Rede- O que a população da região do Presidente Dutra vai ganhar com o CEU?

Moacir de Souza- A população da região do Jardim Presidente Dutra vai ganhar um grande equipamento de Educação, Esporte e Lazer com convívio comunitário que se propõe a mudar a realidade existente no bairro.

Acontece na Rede - Qual o impacto que o projeto CEU provoca na educação da cidade?

Moacir de Souza- Eu acredito que o CEU assume uma importância estratégica na evolução educacional. Ele supera a visão da educação tradicional, que em geral se entende apenas o que acontece em sala de aula e passa a proporcionar saberes em todos os espaços do CEU, ou seja, na biblioteca, no ginásio, na piscina, enfim em todos os espaços educativos do equipamento.

Acontece na Rede - Em que o CEU contribui para melhorar a qualidade social da educação?

Moacir de Souza -Em geral os locais onde estamos indicando os novos CEUs são de grande vulnerabilidade social.  Os CEUs fazem com que as crianças gostem mais de estudar. A verdade é que quando aumenta o gosto pela escola se aprende mais e, se aprende mais estamos melhorando a qualidade social da educação.

Acontece na Rede - O CEU é o seu maior projeto na Secretaria de Educação?

Moacir de Souza- O projeto do CEU é dos maiores da Secretaria de Educação. Mas, paralelamente aos CEUs, estamos implantando na cidade outros projetos de fundamental importância. Podemos destacar: a construção do Projeto Político Pedagógico da rede, a construção da Proposta Curricular guarulhense; a inclusão de algumas áreas do conhecimento como artes, inglês, educação física no currículo; construção de inúmeras novas escolas; o programa valorização profissional com o Plano de Carreira que se equiparam ao grande projeto de construção de CEUs.

Para ver as fotos clique aqui