UPA garante assistência médica 24 horas no Jardim São João

Em clima de festa, o prefeito Sebastião Almeida e seu vice, o secretário de Saúde, Carlos Derman, inauguraram oficialmente na tarde deste domingo (18) a Unidade de Pronto-Atendimento – UPA São João, que começou a funcionar a partir das 7 horas do sábado, dia 17. Instalada na estrada Guarulhos-Nazaré, esquina com a avenida Monte Alegre, o serviço dará um grande salto na assistência de urgência e emergência, beneficiando mais de 100 mil moradores da região.

“A entrega desse mais novo serviço de saúde é o começo de outra história deste lado da cidade. Esta unidade terá capacidade para atender todos vocês, que não precisarão mais se deslocar até o Hospital Municipal de Urgências (HMU) para ter assistência de urgência e emergência”, discursou o prefeito para a população durante a solenidade de inauguração.

Bastante concorrida, a cerimônia contou com diversas autoridades políticas, lideranças comunitárias, membros da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, instituição que irá gerenciar a UPA em parceria com a Prefeitura, bem como integrantes do Ministério da Saúde, entre eles o diretor do Departamento de Economia da Saúde e Desenvolvimento, Adail Rollo, representante do ministro da Saúde Alexandre Padilha, que havia confirmado presença na solenidade, mas não pôde comparecer em virtude da morte de seu assessor um dia antes.

Atendimento de qualidade

“A UPA São João oferecerá atendimento de primeira linha, 24 horas por dia, de forma integrada com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), especialmente com a UBS Soberana e com a do Jardim Lenise, que construiremos no próximo ano”, disse. Derman também explicou que a implantação da unidade só foi possível graças ao esforço do governo federal, que financiou R$ 2, 6 milhões dos cerca de R$ 3 milhões que custou a obra.

Com 1.384 m2 de área construída, A UPA São João tem capacidade para atender mais de 600 pessoas por dia, oferecendo assistência em clínica médica, pediatria, ortopedia e urgências odontológicas, além de exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio X digital. Aberta 24 horas por dia, sete dias por semana, a unidade pode resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.

A UPA possui dois pavimentos, elevador e um total de 20 leitos, entre adulto e infantil, sendo 18 de observação e dois de isolamento. Com cerca de 250 profissionais, a unidade contará também com a retaguarda de ambulâncias para realizar eventuais remoções a hospitais. Seu grande diferencial é que ela trabalhará integrada com os demais serviços, garantindo a continuidade do tratamento nas UBS.

“Para a gente, ver a entrega dessa obra é uma alegria muito grande. Guarulhos é um exemplo de inclusão social e de seriedade no trato da coisa pública”, disse o representante do Ministério da Saúde.