Prefeitura de Guarulhos

Você está em:

Notícias

Educação

União dos Conselhos Municipais de Educação

 

Encontro estadual acontece em Guarulhos, entre os dias 11 e 13/8

Entre os dias 11 e 13 de agosto, o Adamastor Centro [Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo] recebe o XVIII Encontro Estadual da União dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME.

A abertura oficial do evento será na segunda-feira [11], às 14h; às 15h15, o palestrante Carlos Augusto Abicalil aborda o tema Desafios para os Conselhos Municipais de Educação diante do Novo Plano Nacional de Educação e da Elaboração dos Planos Municipais de Educação.

Às 17h, acontece também a Mesa Desafios para a implementação do PNE dos municípios, enfocando os aspectos do financiamento e de sua regulamentação em âmbito nacional, com os palestrantes José Marcelino e Salomão Ximenes.

Durante os três dias do evento, acontecem ainda oficinas, atividades culturais e debates que abordam tanto o papel e função dos conselhos e a questão da identidade dos profissionais que neles atuam, além da apresentação da plataforma Arkos para incentivo à leitura.

O evento tem como objetivo consolidar os Conselhos Municipais de Educação do Estado de São Paulo como órgãos colegiados e representativos da sociedade, reconhecendo a importância da formação, aprimoramento e ampliação do universo pedagógico e cultural dos Conselhos.

Para acessar a programação completa do evento, clique aqui.

 

Escola Digital

 

Inscrições para professores-tutores vão de 7 a 13/8

Entre os dias 7 e 13 de agosto, estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo interno para professores-tutores que vão compor a estrutura e funcionamento da Escola Digital: Formação Permanente da Secretaria Municipal de Educação.

A inciativa da SE tem como objetivo expandir a modalidade de Ensino a Distância na Rede Municipal de Guarulhos, e se constitui como uma possibilidade de ampliação da formação permanente e continuada dos profissionais da educação.

A Escola Digital será desenvolvida na modalidade EaD – Educação a Distância no ambiente virtual de aprendizagem [Moodle] e tem como metas dimensionar o ambiente virtual de aprendizagem como uma das ferramentas de formação permanente, ampliar a participação dos professores e flexibilizar horário e local, entre outras.

Os cursos serão elaborados tendo como referência o Projeto Político-Pedagógico da Rede Municipal e a Proposta Curricular Quadro de Saberes Necessários - QSN, e organizados em diferentes eixos.

Para se inscrever, os interessados devem preencher a ficha de inscrição no anexo I do Edital e entregar memorial formativo, conforme anexo II.

Para acessar o Edital do Processo Seletivo, clique aqui.

 

Educação Infantil

 

2º Encontro Integrado acontece entre 18 e 22/8

Até o dia 12 de agosto, as Escolas da Prefeitura de Guarulhos devem inscrever os profissionais que atuam com crianças de 0 a 5 anos para participação no 2º Encontro Integrado de 2014. Os encontros dão continuidade ao tema Criança: voz e vez.

A formação acontece entre os dias 18 e 22 de agosto no Adamastor Centro [Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo], em diferentes horários, conforme tabela no anexo I: pela manhã: das 8h às 12h; no intermediário, das 11h às 15h, e à tarde, das 14h às 18h.

Para inscrição, é necessário acessar o endereço eletrônico http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/parada, e seguir as orientações no anexo II. Só é permitido fazer as inscrições para as datas referidas no anexo I, respeitando o período de trabalho de cada profissional.

A iniciativa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento integral e para a aprendizagem de todos os alunos, de acordo com a concepção expressa no Quadro de Saberes Necessários.

Para mais informações, clique aqui.

Para acessar a tabela de datas e horários, clique aqui.

Para acessar as orientações para inscrição no sistema, clique aqui.

 

4º Encontro das Artes

 

Evento, no CEU Pimentas, terá exposição e sarau

Entre os dias 11 e 16 de agosto, o CEU Pimentas [Estrada do Caminho Velho, 351 – Bairro dos Pimentas] recebe o 4º Encontro das Artes, iniciativa da Secretaria de Educação que tem como objetivo evidenciar e socializar as práticas pedagógicas das Escolas da Prefeitura nas áreas de Artes, Língua e Cultura Inglesa, Língua e Cultura Espanhola e Educação Física.

Ao todo, 45 escolas e 8CEUs, com aproximadamente 3 mil alunos, participam dos Espetáculos. Desse total, 30 escolas realizam Exposição de Artes Visuais.

A programação do evento conta com a apresentação de trabalhos nas categorias Espetáculo, Exposição e Sarau, que demonstram a vivência dos saberes artísticos essenciais para a formação de sujeitos reflexivos e autônomos, numa perspectiva cultural de Qualidade Social da Educação.

No Sarau do dia 12, às 16h, a Camerata de Violão do CEU Ottawa-Uirapuru apresenta Eleonor Rigby, dos Beatles, O Trenzinho Caipira, de Villa-Lobos, Aquarela, de Toquinho, e Que País é Este, da banda Legião Urbana.

No dia 14, às 19h30, os alunos da EJA da EPG Darcy Ribeiro trazem o espetáculo teatral Narradores de Vida. No dia 15, os alunos da EPG Ione Gonçalves dançam a Marcha Radestky. No encerramento no dia 16, às 10h, a Camerata de Violinos apresenta a obra Resistência.

A Coordenadora de Programas Educacionais do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas, Mércia Loreto, enfatiza o envolvimento da comunidade: “entre nossos convidados estão os pais e familiares dos nossos alunos. Será um evento de grande vivência cultural e artística”.

> Folder de Programação

 

Vacinação contra o vírus Influenza

 

UBS oferece vacinação a professores até 1/8

Seguindo orientação da Secretaria de Saúde, Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, além de funcionários que atuam nas escolas podem receber até o dia 1 de agosto, uma dose da vacina contra Influenza.

A iniciativa tem como objetivo a prevenção do contágio do vírus Influenza, que provoca febre, dores de garganta e outros sintomas.

Para receber a dose, os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima portando um documento de identificação específico ou crachá e a carteira de vacinação.

Dentre os sintomas comuns da Influenza estão também: dificuldades de respiração ou falta de ar, dores persistentes no peito, vômitos, febres por mais de três dias, e persistência e agravamento dos sintomas.

A vacinação foi prorrogada com o objetivo de garantir o atendimento a um maior número de pessoas.

 

 
Página 6 de 114