Banner

Prefeitura de Guarulhos

Você está em:

Notícias

Educação

Jogos Escolares Municipais

 

Abertura no Thomeozão encantou o público

Foi em clima de bastante animação e encanto que no último sábado [31] aconteceu acerimônia de Abertura da 4ª edição dos Jogos Escolares Municipais 2014 no Ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeu. O evento contou com as presenças do Prefeito Sebastião Almeida, do Secretário de Educação, Prof. Moacir de Souza, e da Coordenadora Geral do JEM, Sandra Soria.

Mais de 6 mil alunos das 82 escolas inscritas na Etapa Regional, que começou na última segunda-feira [2] e vai até o dia 27 de junho, participaram da abertura dos jogos. O prefeito Almeida lembrou a importância dos jogos acontecerem no mesmo período do Mundial da Copa do Mundo: “estamos num momento especial, já que no próximo dia 12 o Brasil a seleção entra em campo e promete trazer mais vitórias para o país”.

O secretário Moacir animou as escolas ao perguntar: “vocês estão preparados para representar suas escolas com muita garra?” O Secretário de Educação lembrou a importância da prática esportiva: “esperamos que o JEM possa contribuir para o desenvolvimento das crianças e para a formação de cidadãos mais felizes”.

Coordenadora do JEM desde a primeira edição, Sandra Soria falou sobre a ampliação da participação das escolas no evento: “a cada ano, mais escolas participam dos jogos, e temos aprendido bastante com esse trabalho que é realizado de modo colaborativo, com foco no eixo Corpo e Movimento do QSN”.

Atração esperada por todos, a mascote Guaruzinho alegrou os participantes do evento e, dessa vez, ele não estava sozinho: Fuleco, a mascote do Mundial da Copa do Mundo também encantou as crianças. Diego Freestyle, o astro das embaixadinhas, mostrou toda a sua habilidade com a bola.

 

Jogos Escolares Municipais 2014

A Etapa Regional, que começou na última segunda-feira [2] e vai até o dia 27 de junho, conta com jogos adaptados à faixa etária das crianças do 4º e 5º anos, e modalidades diferenciadas, como Pique Bandeira, Gol Caixote, Resgate, Atletismo, Corda em Equipe, entre outros.

Espaço de vivência da cultura corporal pautada no eixo Corpo e Movimento do Quadro de Saberes Necessários, o JEM têm como objetivo promover a integração entre os alunos por meio da efetiva participação de vivências da cultura corporal, desenvolvendo os princípios de humanização, integração, participação, socialização, inclusão, entre outros.

A Etapa Escolar, que aconteceu entre os dia 14 de abril e 16 de maio, contou com a participação de aproximadamente 50 mil alunos, compreendendo atividades colaborativas, tais como: jogos e brincadeiras, festivais, atividades lúdico-recreativas, entre outras.

 

 

Jogos Escolares Municipais 2014

 

Abertura da Etapa Regional será sábado, 9h30, no Thomeozão

No próximo sábado, 31 de maio, às 9h30, o Ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeu [Rua João Bernardo Medeiros, 508 - Bom Clima], recebe a cerimônia de Abertura da 4ª edição dos Jogos Escolares Municipais 2014. O evento conta com a participação de mais de 6 mil alunos das 82 escolas inscritas na Etapa Regional dos Jogos, além de gestores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares.

Com jogos adaptados à faixa etária das crianças do 4º e 5º anos, a Etapa Regional apresenta modalidades diferenciadas, como Pique Bandeira, Gol Caixote, Resgate, Atletismo, Corda em Equipe, entre outros.

Espaço de vivência da cultura corporal pautada no eixo Corpo e Movimento do Quadro de Saberes Necessários, o JEM têm como objetivo promover a integração entre os alunos por meio da efetiva participação de vivências da cultura corporal, desenvolvendo os princípios de humanização, integração, participação, socialização, inclusão, entre outros.

A Etapa Escolar, que começou no dia 14 de abril e terminou no último dia 16, contou com a participação de aproximadamente 50 mil alunos, compreendendo atividades colaborativas, tais como: jogos e brincadeiras, festivais, atividades lúdico-recreativas, entre outras.

 

 

Jovens e Adultos, concluam seus estudos

 

Sempre é hora de aprender

A Secretaria de Educação abre no próximo dia 2 de junho as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos – EJA na Rede Municipal. Jovens e Adultos, a partir de 15 anos de idade, têm oportunidade de concluir seus estudos, do 1º ao 9º ano, gratuitamente. O curso que oferece qualificação profissional e informática é semestral.

São 29 polos nas Escolas da Prefeitura que oferecem formação para Jovens e Adultos, distribuídos por diversas regiões da cidade. Informações sobre as inscrições podem ser obtidas em todas as 137 Escolas da Prefeitura ou pelo site: www.guarulhos.sp.gov.br

 

Histórias de quem voltou a estudar na EJA

É muito comum ouvir as pessoas dizendo que, com o passar dos anos, todos adquirem maturidade e conhecimento. Alunos e alunas que voltaram a estudar na EJA, depois de anos afastados da escola, contam como os estudos impactaram positivamente em sua qualidade de vida. 

A dona de casa Adriana da Conceição Araújo dos Santos [33] é aluna do ciclo II da EPG Sitio do Pica-pau Amarelo, no Jardim Jovaia, e conta como sua vida mudou depois que voltou a estudar: “estou participando de um processo seletivo na rede de supermercados Lopes, e o gerente já garantiu um horário de trabalho que não vai atrapalhar meus estudos. Estou correndo atrás de outros cursos profissionalizantes, procuro agregar novos valores para realizar meu sonho de me tornar policial civil. Quero melhorar meu nível de vida, ter uma casa, uma profissão, cuidar dos meus filhos e viver de cabeça erguida.

Adriana também conta que estuda na EJA com sua mãe, Gislane: “ela está realizando o sonho dela; casou cedo, ficou viúva com 27 anos e agora, depois que eu e meus irmãos crescemos, ela voltou a estudar e toda a nossa família está crescendo, todos estamos evoluindo”.

A recepcionista Gislane da Conceição Araújo, de 53 anos, mãe de Adriana, conta que, antes de começar a estudar na EJA, arrumar emprego sem o diploma era muito difícil: “agora, minha cabeça ficou mais aberta, pretendo abrir um negócio próprio, investir em mim mesmo através do conhecimento que eu consegui na escola. Nossos professores são maravilhosos, têm paciência, têm amor e são nossos amigos”.

Edvar Vieira é motorista contratado pela Secretaria da Saúde. Tem 61 anos, é morador do bairro Cidade Seródio e confessa com muito orgulho que depois de 40 anos, voltou a estudar na EPG Carlos Drummond de Andrade: “se eu tivesse conhecido a EJA antes, minha vida já teria mudado há muito tempo. Uma vez, quis prestar um concurso da Proguaru, mas não tinha o diploma do 1º grau. Agora, já estou participando dos concursos; outras pessoas aqui onde eu moro no Seródio também voltaram a estudar e já estão sentindo a diferença. A EJA me deu outra visão do mundo”.

Com a cuidadora de idosos Fatima Aparecida Ferreira da Silva, de 42 anos, a história também não é diferente: “além de ajudar minha filha caçula nas lições de casa, eu me sinto mais forte, mais segura, com coragem de enfrentar o mundão, com uma nova cabeça e um novo entendimento”.

 

Serviço:
Inscrições para EJA nas Escolas da Prefeitura
Jovens e Adultos concluam seus estudos – sempre é hora de aprender

Inscrições: de 2 a 11/6

Informações: www.guarulhos.sp.gov.br

 

Semana Mundial do Brincar

 

Evento começa neste domingo [25]

No período entre 25 e 31 de maio, a Secretaria de Educação, promove, em parceria com a Aliança pela Infância no Brasil, a Semana Mundial do Brincar.

A Semana do Brincar é uma campanha de mobilização social que visa valorizar a importância do brincar nas escolas, nas famílias e na sociedade.

A programação acontece em diferentes espaços da cidade como escolas, CEUs, Centros de Incentivo à Leitura, praças, parques, teatros, e etc, e conta com atividades diversificadas como: jogos ao ar livre, jogos orais, de tabuleiro, faz de conta, corda, elástico, bambolês, bolas, danças e cirandas, entre outros.

Neste sábado, 25, um dos destaques da programação é a apresentação do espetáculo "Saxtrupiado", que acontece, em parceria com oSESC Santana, a partir das 11h, no Bosque Maia [Av Paulo Faccini, s/ nº, Jardim Maia].

A peça conta as peripécias do palhaço Saxtrupiado ao tentar tocar um saxofone enquanto se equilibra em um monociclo.

Na intervenção circense, o palhaço ainda apresenta temas de desenhos animados, até clássicos da música popular brasileira, como Chico Buarque.

Todas as atividades são gratuitas. Para conhecer a programação completa, clique aqui.

 

Mostra da Educação Municipal

 

Confira relação de certificados deferidos

A Secretaria de Educação divulga relação de professores que participaram da 4ª edição da Mostra da Educação Municipal cujos certificados foram deferidos. A divulgação está de acordo com os critérios estabelecidos e publicados nas páginas 7 a 9 da Revista da Mostra e no Boletim Acontece na Rede nº 204 de 2013.

Para entrar com recurso no caso de certificados indeferidos, o próprio professor deve elaborar texto argumentativo com dados legíveis para eventual retorno, com nome completo, telefone e e-mail. O prazo para recurso será do dia 19 a 23 de maio.

O protocolo deverá ser entregue no Expediente da Secretaria de Educação [Rua Claudino Barbosa, 313 – térreo – Macedo], das 8h às 17h, aos cuidados do Departamento de Ensino Escolar [DEE] – Subcomissão de Inscrição, Frequência, Certificação e Relatórios.

> Memorando-circular nº 60/2014 - DOEP SE02
> Lista de Certificados

 

Mostra da Educação Municipal

A Mostra da Educação Municipal tem como  principal desafio ampliar a discussão que a Secretaria de Educação vem realizando com as Escolas da Prefeitura ao longo dos anos anteriores.

O evento também tem como objetivo socializar e potencializar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, alunos e demais agentes educacionais, constituindo-se como espaço propício ao estabelecimento da relação entre as diferentes instituições e comunidade, atingindo, dessa forma, sua finalidade social plena, na construção de uma cidade educadora.

Além de envolver professores, alunos, pais e responsáveis, e demais profissionais da Rede Municipal de Educação, a Mostra conta com importantes parcerias, como universidades e faculdades, escolas particulares e da Rede Estadual de Ensino, ONGs, municípios vizinhos e comunidade em geral.

 
Página 6 de 107