Prefeitura de Guarulhos

Você está em:

Notícias

Educação

Escola Digital Profª Maria Aparecida Contin abre inscrições para o 1º semestre de 2015

Devem se inscrever professores, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos

A Escola Digital Prof.ª Maria Aparecida Contin oferecerá cursos de educação à distância para o 1º semestre de 2015. Devem se inscrever professores que fizeram opção pelas novas jornadas pedagógicas [parcial ou integral], diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos.

Os 13 cursos oferecidos, nesta primeira etapa, são: Ambientação Plataforma Moodle: Reflexões e Aprendizagens; Prática Docente no Eixo Natureza e Sociedade; Percepção e Impregnação: O Contato com Expressões Artísticas Culturais num Movimento de Sensibilização; Conhecendo as Linguagens do Corpo nos Diferentes Tempos da Vida; Identidades, Autonomia e Afetividades: O Horizonte da Humanização como Tarefa Educativa; A Comunicação além das Palavras; Um Passeio pela Linguagem Matemática: Revisitando as Concepções e Explorando os Saberes Necessários; Educador da Eja: Identidade e Trajetória; Revisitando Memórias e Fazendo História;Conceito de Avaliação: O Possível e o Necessário na Prática Docente; Tecnologia e Humanização: Um Diálogo Possível; Educação Inclusiva: Concepções, Processos Históricos, Aspectos Legais e Desafios Atuais no Cotidiano Escolar; A Educação Como Mola Propulsora de Mudanças;

Professores de Educação Básica, podem se inscrever entre os dias 10 e 15 de dezembro no endereço: http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/escoladigital. Já os professores de Educação Básica - áreas de conhecimento poderão efetuar a sua inscrição nos dias 18 e 19 de dezembro.

Os diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos em exercício nas Unidades Escolares, também poderão participar da formação nos seus respectivos horários de trabalho. Para tanto, as inscrições para o Eixo Gestão Pedagógica devem ser feitas no período de 10 a 19 de dezembro.

Os cursos de Educação a Distância têm por objetivo possibilitar aos participantes a ampliação do acesso ao conhecimento dos diferentes conceitos que fundamentam a concepção de educação do município de Guarulhos, por meio de uma metodologia que favoreça o diálogo reflexivo permanente entre a teoria e a prática.

Para mais informações sobre os cursos e cronogramas de incrição, clique aqui.

 

Almeida faz vistoria em escolas que passaram por obras

Algumas das escolas da cidade que passaram por reformas ou ampliação foram vistoriadas nesta terça-feira pelo prefeito Sebastião Almeida. Ao todo, ao menos oito escolas receberam intervenções neste ano, para melhor adequação do espaço às necessidades de aprendizado e recreação dos alunos e também para melhorar as condições de trabalho de professores e funcionários.

Leia mais...
 

Pós-Graduação na Unifesp

Cursos são voltados para professores da rede pública

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) segue com inscrições abertas até 14 de dezembro, para o processo seletivo dos cursos de pós-graduação vinculados à Secretaria de Educação Básica (SEB) e à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI).

Os cursos serão oferecidos na modalidade semipresencial com atividades a distância por meio da internet e encontros presenciais para apresentação da dinâmica do curso.

Dentre os cursos oferecidos para os professores da rede pública de ensino estão: Curso de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social, Aperfeiçoamento em Políticas Linguísticas para Educação Escolar Indígena, Aperfeiçoamento em Educação Infantil, Infâncias e Arte, Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, entre outros.

Para obter mais informações sobre os editais e os critérios para inscrição nos cursos, clique aqui:

 

>> Memo nº 160 - Cursos UNIFESP

 

Menina dos Olhos 2014

Consultório móvel chega à EPG Edson Nunes Malecka

Foto: Maurício Burim/SE

O consultório móvel do Programa Menina dos Olhos está na EPG Edson Nunes Malecka, onde prestará atendimento aos alunos das escolas da UPR-Bonsucesso.

A iniciativa das Secretarias de Educação e Saúde dá continuidade às consultas oftalmológicas do Programa, que desde o dia 19 de outubro vem atendendo as Escolas da Prefeitura de Guarulhos Professora Dalva Marina Ronchi Mingossi e Walter Efigênio UPR [Unidade de Planejamento Regional] Pimentas.

A programa vai atender cerca de 9 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA da Rede Municipal que passaram pela triagem nas Escolas da Prefeitura e apresentaram algum tipo de déficit nos testes de acuidade, aplicados no primeiro semestre do ano.

As escolas estão recebendo planilha com datas e horários de agendamento das consultas, que deverão ser levadas no dia do atendimento, junto com a ficha oftalmológica dos alunos. Diariamente, serão atendidos aproximadamente 100 alunos.

O Programa Menina dos Olhos tem como objetivo identificar, prevenir e proporcionar assistência à saúde visual dos educandos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos do município de Guarulhos, contribuindo para a redução do índice de repetência e evasão escolar, além de conscientizar pais e profissionais da educação sobre a necessidade de reconhecer sinais, sintomas e alterações visuais, como também sobre a importância do tratamento precoce.

O Menina dos Olhos já entregou milhares de óculos à crianças, jovens e adultos da Rede Municipal, alunos de diversas etapas e modalidades de ensino. O procedimento começa pela triagem, diagnóstico e resulta no tratamento dos problemas de acuidade visual.

 

Estudantes promovem abraço pela paz no Bosque Maia

Cerca de 250 alunos da Escola Municipal Selma Colalillo Marques (Vila Rio de Janeiro) participaram nesta quarta-feira (12) do abraço simbólico pela paz ao redor do lago do Bosque Maia. A ação, que integra um dos componentes do Programa Saúde na Escola (PSE), reuniu no local 100% do corpo docente da unidade escolar, bem como grupo de apoio, gestores e pais de alunos.

Leia mais...
 
Página 6 de 120