Prefeitura de Guarulhos

Você está em:

Notícias

Educação

Creche e Pré-escola 2015

Inscrições começam segunda-feira, 1/9

Começa nesta segunda-feira, dia 1 de setembro, o período de inscrição, rematrícula e matrícula para creche e pré-escolana rede municipal.

Podem se inscrever na creche as crianças nascidas entre abril de 2011 e julho de 2014 e na pré-escola, crianças nascidas de abril de 2009 a março de 2011. A inscrição deve ser feita até o dia 18/9 na Escola da Prefeitura que atenda Educação Infantil mais próxima da casa da criança.

Para se inscrever, é necessário apresentar RG do responsável, comprovante de residência, certidão de nascimento ou RG da criança e se possuir, comprovante de participação nos programas Bolsa Família, Renda Cidadã ou Benefício de Prestação Continuada.

Informações detalhadas sobre os procedimentos de inscrições, rematrícula e matrículas estão publicadas no Diário Oficial 53/2014, de 22 de agosto de 2014, no site www.guarulhos.sp.gov.br. A portaria nº 59/2014-SE descreve as etapas previstas neste cronograma, bem como procedimentos que vão de 27 de agosto a 14 de novembro.

Entre as ações que devem ser adotadas pelas escolas nesse processo, e que possuem cada qual sua data de realização, estão, entre outras, a atualização de endereços de alunos matriculados, a divulgação de lista de espera [caso necessário] e o lançamento das rematrículas e matrículas no sistema.

Atualmente, a Rede Municipal de Guarulhos conta com 137 escolas, nas quais trabalham cerca de 6 mil professores e onde estudam aproximadamente 116 mil alunos.

Para acessar as orientações gerais para o período de inscrição, rematrícula e matrícula para 2015 para as Escolas da Prefeitura de Guarulhos, clique aqui.

 

Crianças da Escola Selma Colalillo Marques recebem Passaporte da Paz

Nesta sexta-feira (22), os estudantes da Escola Municipal SelmaColalillo Marques (Vila Rio de Janeiro) irão receber um passaporte, que será preenchido até o final do ano com ações diferenciadas pela paz que cada criança vier a realizar. A iniciativa faz parte do projeto“Escola de Mãos Dadas com a Vida: Cultura de Paz, Caminho do Bem”, que vem sendo desenvolvido naquela unidade de ensino desde março passado, com envolvimento dos corpos docente e discente, equipe de apoio, comunidade e pais de alunos.

Leia mais...
 

Prefeitura lança campanha para mulheres concluírem estudos

Crédito da foto para Jair Malavazi/PMG Imprensa A Prefeitura de Guarulhos lançou nesta terça-feira (19), no Paço Municipal, a campanha “Educação para a autonomia da mulher, uma perspectiva de enfrentamento à violência doméstica”. A iniciativa celebra os 8 anos da Lei Maria da Penha, e tem por objetivo incentivar as mulheres a concluírem os estudos, especialmente as que vivem em situação de violência, por meio do Programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Leia mais...
 

4º Salão do Livro de Guarulhos homenageia Gabriel García Márquez

Entre os dias 12 e 21 de setembro, a Prefeitura de Guarulhos realiza, no Ginásio Paschoal Thomeu (rua João Bernardo Medeiros, 233 - Bom Clima), um dos maiores eventos literários da Grande São Paulo: a 4ª edição do Salão do Livro de Guarulhos – Cidade Amiga da Leitura.

Leia mais...
 

Encontro dos Povos Indígenas

 

Evento visa valorizar a história e a cultura indígena

Nos dias 16 e 17 de agosto, a Secretaria de Educação, em parceria com Grupo de Trabalho Permanente pelas Populações Indígenas de Guarulhos, promove o VII Encontro dos Povos Indígenas. O evento, que ocorre no Bosque Maia [Avenida Paulo Faccini, s/nº], tem como objetivo divulgar e valorizar a história e cultura dos diversos povos indígenas que constitu em oBrasil.

A abertura do evento acontece no dia 16, às 9h30, no Adamastor Centro [Av. Monteiro Lobato nº 734 – Macedo]. Durante todo o mês de agosto, inúmeras atividades, como palestras, oficinas, rodas de conversa, contação de histórias, apresentações culturais, exibição de documentários, acontecem também nas escolas e nos CEUs de Guarulhos.

A iniciativa apresenta ainda uma proposta de construção de um novo olhar sobre a população indígena. O evento se propõe ainda a dar acesso à cultura de várias etnias indígenas originárias de diversas regiões do país: Pankararé, Pankararú, Wassu  Cocal,  Tupi,  Guarani,  Kaimbé,  Geripanko,  Guajajara, Xavante, Pataxó, Tupinambá de Olivença, Xucuru e Terena, alguns povos os quais escolheram o município para viver.

 

GTP-PIG

O Grupo de Trabalho Permanente pelas Populações Indígenas de Guarulhos [GTP-PIG] é composto por representantes da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Secretaria de Educação, Secretariado Meio Ambiente, Secretaria da Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Coordenadoria da Igualdade Racial e SAAE, além de representantes de etnias indígenas residentes na cidade de Guarulhos.

> Memorando-circular nº 98/2014 - DOEP SE02

 
Página 6 de 116