Banner

Prefeitura de Guarulhos

Você está em:

Notícias

Educação

4º Encontro das Artes

 

Evento, no CEU Pimentas, terá exposição e sarau

Entre os dias 11 e 16 de agosto, o CEU Pimentas [Estrada do Caminho Velho, 351 – Bairro dos Pimentas] recebe o 4º Encontro das Artes, iniciativa da Secretaria de Educação que tem como objetivo evidenciar e socializar as práticas pedagógicas das Escolas da Prefeitura nas áreas de Artes, Língua e Cultura Inglesa, Língua e Cultura Espanhola e Educação Física.

Ao todo, 45 escolas e 8CEUs, com aproximadamente 3 mil alunos, participam dos Espetáculos. Desse total, 30 escolas realizam Exposição de Artes Visuais.

A programação do evento conta com a apresentação de trabalhos nas categorias Espetáculo, Exposição e Sarau, que demonstram a vivência dos saberes artísticos essenciais para a formação de sujeitos reflexivos e autônomos, numa perspectiva cultural de Qualidade Social da Educação.

No Sarau do dia 12, às 16h, a Camerata de Violão do CEU Ottawa-Uirapuru apresenta Eleonor Rigby, dos Beatles, O Trenzinho Caipira, de Villa-Lobos, Aquarela, de Toquinho, e Que País é Este, da banda Legião Urbana.

No dia 14, às 19h30, os alunos da EJA da EPG Darcy Ribeiro trazem o espetáculo teatral Narradores de Vida. No dia 15, os alunos da EPG Ione Gonçalves dançam a Marcha Radestky. No encerramento no dia 16, às 10h, a Camerata de Violinos apresenta a obra Resistência.

A Coordenadora de Programas Educacionais do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas, Mércia Loreto, enfatiza o envolvimento da comunidade: “entre nossos convidados estão os pais e familiares dos nossos alunos. Será um evento de grande vivência cultural e artística”.

> Folder de Programação

 

Vacinação contra o vírus Influenza

 

UBS oferece vacinação a professores até 1/8

Seguindo orientação da Secretaria de Saúde, Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, além de funcionários que atuam nas escolas podem receber até o dia 1 de agosto, uma dose da vacina contra Influenza.

A iniciativa tem como objetivo a prevenção do contágio do vírus Influenza, que provoca febre, dores de garganta e outros sintomas.

Para receber a dose, os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima portando um documento de identificação específico ou crachá e a carteira de vacinação.

Dentre os sintomas comuns da Influenza estão também: dificuldades de respiração ou falta de ar, dores persistentes no peito, vômitos, febres por mais de três dias, e persistência e agravamento dos sintomas.

A vacinação foi prorrogada com o objetivo de garantir o atendimento a um maior número de pessoas.

 

 

Seminário de Educação Inclusiva

 

Evento vai de 4 a 8/8, no Adamastor Centro

Entre os dias 4 e 8 de agosto, a Secretaria de Educação de Guarulhos e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) / MEC, promovem o IV “Seminário de Educação Inclusiva: Direito a Diversidade”.

A abertura oficial do evento acontece na segunda-feira [4], às 8h, no Teatro Adamastor [Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo]. Nesse mesmo dia, às 10h, o palestrante Genilson Cordeiro Marinho aborda o tema Educação em Direitos Humanos Construção de Valores e a Prática dos DH. Às 13h30, a diretora Adalgisa Apolônio Souza Costa apresenta experiências da Escola da Prefeitura na qual é diretora, durante a Mesa Redonda Vulnerabilidade Social de Crianças e Adolescentes e o Papel da Escola.

Na terça-feira [5], às 9h40, Claudia Berlim de Mello apresenta a palestra Neuroplasticidade e Aprendizado; às 13h30, a SE lança o livro Compartilhar Práticas Pedagógicas Inclusivas: Percurso na Rede Municipal de Educação de Guarulhos 2011-2013. Às 14h, durante a Mesa Redonda Todos Nós em Rede – Uma estratégia de Formação Autônoma do Professor de AEE, os palestrantes Maria Tereza Egler Mantoan e Meiriene Cavalcante Barbosa abordam questões sobre o Atendimento Educacional Especializado.

O Seminário prossegue com temas pertinentes à Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Na quarta-feira [6], às 14h, as palestrantes Raquel Paganelli e Maria Walburga dos Santos tratam do tema A Diversidade Humana e a Sala de Aula.

Na quinta-feira [7], às 8h30, as palestrantes Lilian Romão, Rosangela Malachias e Nádia Laguárdia de Lima discutem O Papel da Mídia na Constituição dos Processos de Preconceito e Discriminação em Relação à Diversidade Humana. Nesse mesmo dia, às 13h30, acontecem também as oficinas Tecnologias Assistivas e Materiais Pedagógicos Acessíveis, com a participação de professores do AEE.

No encerramento do Seminário, na sexta-feira [8], às 8h30, Claudia Lemos Vóvio apresenta a palestra Educação de Jovens e Adultos: O Desafio de Ensinare Aprender nos Diferentes Tempos de Vida.

Uma das propostas do Seminário é contribuir para o desenvolvimento de sistemas de ensino, voltados à valorização das diferenças e da diversidade, a promoção da educação inclusiva, dos direitos humanos e da sustentabilidade socioambiental, visando à efetivação de políticas públicas transversais e intersetoriais.

Como vem acontecendo nas últimas edições, a cidade de Guarulhos é município-polo, responsável por atuar como multiplicador da formação dos municípios da área de abrangência, como Araçariguama, Arujá, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Campos do Jordão, Canas, Cruzeiro, Cunha, Francisco Morato, Franco da Rocha, Jacareí, Mairiporã, Pindamonhangaba, Santa Isabel, São José dos Campos, Taubaté e Várzea Grande Paulista, entre outros.

>> Folder de Programação

 

Semana do Idoso

 

Alunos participam do evento com redações temáticas

“Envelhecer com Dignidade é Direito das Pessoas e a sua Proteção, Dever de Todos”. Esse é o tema do Concurso Anual de Redação, iniciativa da Secretaria de Educação que tem como foco a valorização do idoso a partir da produção de texto com essa temática. As Escolas da Prefeitura têm até o dia 31 de julho para inscrever alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.

As professoras Katia Absy Galvão e da Valdeci Aparecida Meireles trabalharam juntas na elaboração da sequência didática que conduziu os alunos da EPG Dr. José Maurício de Oliveira à reflexão sobre os idosos.

Kátia e Valdeci explicaram que, a princípio, fizeram um levantamento prévio sobre o que os alunos sabiam sobre o envelhecimento. Para isso, elas resgataram suas impressões e perceberam o modo carinhoso como as crianças falavam de seus tios e avós.

“Nesse resgate, todos nós descobrimos coisas sobre o passado dos avós, como eram as escolas e as brincadeiras na época deles, o que nos permitiu comparar com o que temos hoje em dia”, explica Katia.

As professoras contam ainda que realizaram a leitura de trechos do Estatuto do Idoso, o que também permitiu que eles discutissem sobre questões como, por exemplo, as prioridades de atendimento em locais e serviços públicos, um dos direitos conquistados pelos idosos, previsto pelo Estatuto. “Eles têm entre 9 e 10 anos e já conseguem estabelecer um vínculo entre aquilo que está na lei e a realidade que vivenciam todos os dias”, completa Kátia.

Após o desenvolvimento da sequência didática escolhida, os professores devem propor uma produção textual, que deve ser transcrita pela criança.A comissão de professores escolherá apenas uma produção que deverá ser encaminhada para Divisão Técnica de Políticas para a Educação Fundamental e EJA, via memorando,protocolado no expediente da Secretaria de Educação.

As dez melhores produções serão premiadas com medalhas e livros durante a abertura da Semana do Idoso 2014.

Para mais informações, clique aqui.

 

Programa Saúde na Escola

 

Escolas têm até o dia 8/8 para inserir dados no SIMEC

Entre os dias 4 e 8 de agosto, os Vice-diretores das Escolas da Prefeitura e representantes das Entidades Conveniadas devem comparecer ao Adamastor Centro [Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo] para realizar o lançamento final das ações desenvolvidas junto ao SIMEC/PSE, Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC, no qual é possível acompanhar o desenvolvimento das ações do Programa Saúde na Escola em todo o território nacional.

Para realizar a inserção, as escolas pactuadas com o PSE devem procurar o Laboratório de Informática do Adamastor, em data e horário definido no documento em anexo.

O Programa Saúde na Escola [PSE] constitui uma política para a integração e articulação intersetorial permanente entre educação e saúde, conforme o artigo 3º do decreto nº 6.286, com ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

O PSE tem como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde no âmbito das escolas e das unidades básicas de saúde, realizadas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família - UBS/ESF, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Para mais informações, clique aqui.

 
Página 6 de 113