Banner

Prefeitura de Guarulhos

Você está em:

Notícias

Educação

Programa de Formação Permanente

 

Professores ingressantes participam de encontros no Adamastor

Até o dia 18 de julho, a Secretaria de Educação promove a Formação Inicial para cerca de 200 professores de educação básica, educação Infantil e especialistas que ingressaram recentemente na Rede Municipal.

Os encontros, que têm carga horária de 60 horas e acontecem no Adamastor Centro, contam com temas pertinentes ao Projeto Político-Pedagógico da Rede Municipal, como Ludicidade, Avaliação, Meio Ambiente, Educação Inclusiva, Alfabetização, Letramento, Ética e Estética e Metodologia.

A Pedagoga do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas [DOEP] da SE, Solange Rufino, esclarece que os temas foram distribuídos em diferentes espaços de discussão: “as duas primeiras semanas de formação reúnem tanto professores que acabaram de chegar como aqueles que estão em sala desde fevereiro”.

Solange explica ainda que, na terceira semana, os professores vão escolher temáticas para serem aprofundadas nos espaços de discussão: “eles têm toda a autonomia para trazer questões e debater os temas de maior interesse”.

Cleurelene Soares Chaves Silva [35] ingressou na EPG Heitor Maurício em abril e está muito satisfeita com a Rede: “percebo a organização e o acolhimento, fomos muito bem recebidos e estamos bem amparados”.

 

Entenda a concepção de formação integral da Rede Municipal

A Rede Municipal de Educação se vincula a uma concepção de formação como educação integral [tanto do educador quanto do educando], na qual o ser humano é considerado nas suas várias dimensões: sociais, culturais, cognitivas, afetivo-emocionais, físicas, éticas e estéticas. Segundo o QSN [2009], toda pessoa se desenvolve de forma integral e é necessário, no conjunto das práticas escolares, pensar também em uma nova concepção de interdisciplinaridade. A formação de educadores, pautada nessa perspectiva, deve privilegiar a reconstrução contínua dos saberes adquiridos na sua vida, considerando que a formação não é uma “reciclagem”, “treinamento” ou “capacitação”, mas um movimento em busca de uma compreensão sempre mais crítica das possibilidades de reformulação e de reconstrução da prática pedagógica e de compreensão mais global do ser humano.

 

Jogos Escolares Municipais

 

Encerramento do JEM destacou a grande participação das escolas

Na última sexta-feira [27] aconteceu o evento de encerramento da 4º edição dos Jogos Escolares Municipais – JEM 2014. A iniciativa contou com a participação de professores, gestores e coordenadores das Escolas da Prefeitura e CEUs envolvidos nos jogos.

O evento contou com a participação do secretário de Educação, Moacir de Souza e da diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas e Coordenadora do JEM, Sandra Soria.

O secretário Moacir destacou o resultado positivo dos jogos, que vem evoluindo a cada ano: “acredito que hoje encontramos um modelo que expressa nossa concepção de educação e que corresponde às necessidades educacionais da nossa sociedade”.

“Agregamos saberes ao longo das últimas edições. O JEM é uma construção coletiva que tem como objetivo fazer com que nossas crianças possam usufruir cada vez mais desse espaço”, comemora Sandra.

A Comissão Organizadora também prestou calorosa homenagem a todos os responsáveis pelo sucesso dos jogos, que com muita garra e trabalho fizeram do JEM 2014 um evento singular. Todos os envolvidos foram lembrados e homenageados. E como não podia deixar de faltar, Guaruzinho, a mascote do JEM, também recebeu, emocionado, uma carinhosa homenagem:

“Essa experiência foi muito diferente, fantástica, nunca estive tão próximo das crianças, recebi um carinho enorme e percebi que elas têm necessidade de dar e receber um abraço. Essa parte foi muito tocante”, conta o jovem Ruan Camargo do Nascimento [18], que interpretou o Guaruzinho durante o JEM.

Desde o início da 4ª edição dos jogos, a intensa participação das escolas no JEM foi marcada por muita alegria, suor e dedicação. Tanto na Etapa Escolar, que contou com a participação de aproximadamente 50 mil alunos, como na Regional, as crianças demonstraram que o espírito de equipe prevaleceu em todas as modalidades.

A Etapa Regional do JEM começou no último dia 2 econtou com cerca de 6 mil alunos dos 4º e 5º anos de 82 Escolas da Prefeitura inscritas. Adaptados para garantir a participação das crianças, os jogos apresentam modalidades diferenciadas, como Resgate, Pique Bandeira, Gol Caixote, Damas e Xadrez, Cordas em Equipe e Atletismo.

Para ver as fotos do JEM 2014, clique aqui.

 

 

Câmara Temática de Educação

 

Encontro em Guarulhos reúne 21 secretários da região metropolitana

A 4ª reunião da Câmara Temática de Educação da Região Metropolitana aconteceu em Guarulhos, na última sexta-feira [27], na sede da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença do prefeito Sebastião Almeida e dos secretários de Educação, Moacir de Souza [Guarulhos] e César Callegari [São Paulo].

O encontro que teve participação de 21 secretários de Educação de cidades da grande São Paulo discutiu questões comuns às redes municipais de Educação, como, por exemplo, o perfil dos profissionais que atuam nas escolas.

Para o prefeito Almeida, a iniciativa demonstra o empenho dos municípios em se articularem para garantir a qualidade de vida das pessoas: “os desafios impostos à educação exigem muito mais ações integradas e diálogos permanentes como esse proposto pela Câmara Temática de Educação”.

O secretário Moacir destacou a importância do encontro para a superação de desafios comuns: “o compartilhamento de experiências é importante para atendermos o cidadão de forma plena, pois os professores que trabalham aqui em Guarulhos também trabalham nas redes de municípios vizinhos, e precisamos pensar formas de facilitar a mobilidade urbana, por exemplo”.

Callegari, secretário de São Paulo, lembrou que os encontros constituem um esforço coletivo de construção desse espaço de discussão: “cada cidade tem suas particularidades, mas muitos desafios são comuns, principalmente aqueles que dizem respeito à elaboração de políticas educacionais integradas para melhorar as condições de vida das pessoas”, disse.

Além de São Paulo e Guarulhos, o encontro contou também com as cidades de Arujá, Biritiba, Cajamar, Cotia, Embu Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itaquaquecetuba, Mauá, Mogi das Cruzes, Ribeirão Pires, São Bernardo do Campo, Santana Do Parnaíba, Santo André, Santa Izabel, Suzano, Taboão da Serra e Osasco.

Em novembro do ano passado, a cidade de Guarulhos foi escolhida como coordenadora da Câmara Temática de Educação pelos secretários municipais de Educação da Região Metropolitana.

Os encontros são resultados da criação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana, e objetivam a apresentação de detalhes da situação das respectivas secretarias. A Câmara é um fórum para os participantes compartilharem desafios e soluções.

 

Guarulhos sedia reunião da Câmara Temática de Educação

A quarta reunião da Câmara Temática de Educação da Região Metropolitana aconteceu em Guarulhos, nesta sexta-feira (27), na sede da Secretaria Municipal de Educação, e contou com a presença do prefeito Sebastião Almeida e dos secretários de Educação Moacir de Souza (Guarulhos) e César Callegari (São Paulo).

Leia mais...
 

4º Encontro das Artes

 

Confira novo período para inscrição de trabalhos

Até o dia 25 de julho, a Secretaria de Educação está com inscrições abertas para o 4º Encontro das Artes que acontecerá no CEU Pimentas no período de 11 a 16 de agosto.

A iniciativa tem como objetivo evidenciar e socializar as práticas pedagógicas das Escolas da Prefeitura nas áreas de Artes, Língua e Cultura Inglesa, Língua e Cultura Espanhola e Educação Física.

Para se inscrever, os professores das áreas específicas devem encaminhar ficha de inscrição para o e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  , e submeter seus trabalhos à apreciação e aprovação da Divisão Técnica de Arte Educação, do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas [DOEP]. É possível inscrever trabalhos nas categorias Espetáculo, Exposição e Sarau.

No momento da inscrição, também devem ser encaminhadas duas fotos com boa resolução, croqui com as dimensões da montagem e material que vai ser utilizado na confecção dos trabalhos.

As escolas vão receber por e-mail a confirmação dos trabalhos aprovados até o dia 30 de julho.

Para mais informações, clique aqui.

 
Página 6 de 111