Banner

Prefeitura de Guarulhos

Você está em:

Notícias

Educação

Programa de Formação Permanente

 

SE abre inscrições para cursos do 2º semestre

A Secretaria de Educação divulga a programação de cursos para o 2º semestre do Programa de Formação Permanente 2014. Os cursos são oferecidos a professores da Rede Municipal de Guarulhos, das Conveniadas, Entidades do MOVA e para a comunidade.

Para se inscrever, os professores interessados devem acessar o endereço eletrônico http://179.189.228.219/cursos, a partir das 9h do dia 26 de julho. O sistema receberá inscrições até às 20h do dia 30 de julho.

Há módulos do curso de Libras disponíveis também para a comunidade, e as inscrições devem ser realizadas nos dias 12 e 14 de agosto, no horário da aula inaugural.  Para o Curso de Língua e Cultura Espanhola para a comunidade, a inscrição deverá ser realizada entre os dias 28 de julho e 8 de agosto, das 8h às 17h, pessoalmente, na Seção Técnica de Cursos [Av. Monteiro Lobato, 734 – 3º andar].

A SE também oferece o curso Língua Inglesa na Perspectiva da Comunicação, para jovens entre 12 e 17 anos. As inscrições são realizadas pessoalmente na antiga sede da SE [Rua Abílio Ramos, 122 – Macedo].

Os cursos disponíveis aos professores abordam temas como Arte e Interdisciplinaridade, Alfabetização e Letramento, Infância, Literatura Negra e Afro-brasileira, entre outros.

Para acessar a programação completa de cursos para o 2º semestre do Programa de Formação Permanente 2014, clique aqui.

 

Vacinação contra o vírus Influenza

 

UBS oferece vacinação a professores até 1/8

Seguindo orientação da Secretaria de Saúde, Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, além de funcionários que atuam nas escolas podem receber até o dia 1 de agosto, uma dose da vacina contra Influenza.

A iniciativa tem como objetivo a prevenção do contágio do vírus Influenza, que provoca febre, dores de garganta e outros sintomas.

Para receber a dose, os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima portando um documento de identificação específico ou crachá e a carteira de vacinação.

Dentre os sintomas comuns da Influenza estão também: dificuldades de respiração ou falta de ar, dores persistentes no peito, vômitos, febres por mais de três dias, e persistência e agravamento dos sintomas.

A vacinação foi prorrogada com o objetivo de garantir o atendimento a um maior número de pessoas.

 

Semana do Idoso

 

Alunos participam do evento com redações temáticas

Até o dia 31 de julho, as Escolas da Prefeitura podem inscrever alunos do 4º ano do Ensino Fundamental para o Concurso Anual de Redação.

A iniciativa da Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas [DOEP], tem como foco avalorização do idoso a partir da produção de texto com o seguinte tema: “Envelhecer com Dignidade é Direito das Pessoas e a sua Proteção, Dever de Todos”.

Antes de propor a produção escrita, a professora Thelma Elillo da EPG Cerqueira César organizou uma descontraída roda de conversa para abordar o tema com os alunos e saber como é a relação das crianças com os idosos em casa. “Fiquei surpresa com o resultado, os alunos têm consciência de que também vão envelhecer um dia, que a velhice vai chegar para todo mundo”.

Após o desenvolvimento da sequência didática escolhida, os professores devem propor uma produção textual, que deve ser transcrita pela criança. A comissão de professores escolherá apenas uma produção que deverá ser encaminhada para Divisão Técnica de Políticas para a Educação Fundamental e EJA, via memorando, protocolado no expediente da Secretaria de Educação.

As dez melhores produções serão premiadas com medalhas e livros durante a abertura da Semana do Idoso 2014.

Para mais informações, clique aqui.

 

CEU Parque São Miguel comemora 2º Aniversário

 

Festa será neste sábado [26]

Algodão Doce, Pipoca, Cachorro Quente e Sorteios de Brindes são algumas das atrações deste sábado, [26], às 13, no CEU Parque São Miguel [Rua Joaquim Moreira, s/nº - Parque São Miguel], que comemora seu 2º aniversário.

A programação conta ainda com a apresentação dos alunos dos cursos de Dança de Salão, Street Dance, Teatro na Comunidade, Ginástica Acrobática e a participação especial da Bateria da Escola de Samba Nenê da Vila Matilde com destaque para o grupo de passistas mirins.

Haverá também serviço de corte de cabelo e massagem. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone: 2421-2445.

 

Mostra da Educação Municipal

 

Inscrição de trabalhos vai de 17/7 a 8/8

Entre os dias 17 de julho e 8 de agosto, as Escolas da Prefeitura podem inscrever trabalhos para a 5ª Mostra da Educação Municipal. As inscrições deverão ser realizadas somente no endereço eletrônico http://179.189.228.219/mostraficha.

As categorias disponíveis para inscrição são: Espetáculo, Conversando Sobre, Mídia, Exposição, Escola, Câmera e Ação e Mesa Redonda. Nesses espaços, as Escolas da Prefeitura, CEUs e entidades conveniadas [da educação infantil e do MOVA] podem inscrever projetos, atividades e trabalhos realizados com crianças, jovens e adultos, desde a Educação Infantil à EJA.  

Para garantir o sucesso das últimas Mostras, a 5ª edição conta com a apresentação de trabalhos de modo descentralizado, possibilitando às instituições a realização do evento no espaço das escolas. A novidade, este ano, é que as categorias Escola, Câmera, Ação!, Mesa-Redonda, Conversando Sobre e Mídias também podem ser apresentadas nesse formato.

Os trabalhos apresentados devem ter relação com o Quadro de Saberes Necessários e evidenciar o Plano de Ação das instituições. Haverá certificação conforme estabelecido no item Critérios para Inscrição de trabalhos e certificação, que consta no texto de orientações gerais para participação na mostra.

 

Saiba mais sobre as Categorias da Mostra

Na categoria Espetáculo, os processos educativos realizados nas escolas podem ser apresentados como peças teatrais, coral, jogral, performance e contação de histórias. O Conversando Sobre caracteriza-se como um espaço de diálogo, interação e socialização de práticas desenvolvidas durante o processo ensino-aprendizagem.

O registro das atividades nas escolas pode ser apresentado ainda como produção midiática no espaço Mídia. Na categoria Exposição, as escolas podem apresentar trabalhos relacionados ao meio plástico, como esculturas, pinturas, gravuras, objetos, instalações, etc.

A categoria Escola, Câmera, Ação se caracteriza como um espaço de encontro e socialização de saberes, no qual os participantes são convidados a mergulhar em um universo simbólico. Este ano, as Conferências e Mesas-Redondas têm como eixo o tema Educação em Direitos Humanos.

Para acessar o texto de orientações da 5ª Mostra da Educação Municipal, clique aqui.

 
Página 6 de 112