Prefeitura de Guarulhos

Você está em:

Notícias

Educação

Educação Infantil

 

Rede conveniada participa de Encontro no Adamastor

Nos dias 31 de março, 1, 4, 5 e 6 de abril, as Escolas da Prefeitura devem inscrever os profissionais que atuam com crianças de 0 a 5 anos para participação no 1º Encontro Integrado de 2016. Os encontros dão continuidade ao tema Criança: voz e vez.

A formação acontece no período de 11 a 29 de abril no Adamastor Centro [Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo], em diferentes horários para turmas específicas, conforme tabela no anexo II: pela manhã, das 8h às 12h; no intermediário das 11h às 15h, à tarde, das 13h às 17h e das 14h às 18h.

Para inscrição, é necessário acessar o endereço eletrônico http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/parada, e seguir as orientações no anexo I. Só é permitido fazer as inscrições para as datas referidas no anexo II, respeitando o período de trabalho de cada profissional. O passo a passo para inscrição no sistema constam no anexo III.

Organizados de modo a contemplar situações de vivências, de estudos, de diálogos e reflexões, visando à construção de novos saberes e de novos sentidos para a prática cotidiana do educador, os encontros têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento integral e para a aprendizagem de todos os alunos, de acordo com a concepção expressa no QSN - Quadro de Saberes Necessários.

Para mais informações, clique aqui. [Memorando-circular nº 28/2016 - DOEP SE02]

Para orientações sobre a participação, clique aqui.

Para acessar a tabela de datas e horários, clique aqui.

Para acessar as orientações para inscrição no sistema, clique aqui.

 

Encontro Integrado 2016

 

Ensino Fundamental e EJA participam de formação durante o mês de abril

De 1 a 8 e de 18 a 20 de abril, a Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas [DOEP], realiza o Encontro Integrado do Ensino Fundamental e EJA. A atividade acontece no Adamastor Centro [Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo].

Professores que atuam no Ensino Fundamental participam do encontro em diferentes horários, de acordo com tabela no anexo I nos períodos manhã, das 8h às 12h, no intermediário, das 11h às 15h, e a tarde, das 14h às 18h. A programação para professores que atuam na EJA serão divulgadas posteriormente.

Ao longo de toda a semana, os participantes discutem temáticas pertinentes à avaliação, artes, oralidade, letramento, alfabetização, identidade, autonomia, interação, Educação Ambiental, entre outros.

O Encontro Integrado é mais um espaço formativo de discussão e reflexão que tem por objetivo dialogar sobre os saberes necessários para formação humana, possibilitando ressignificar a ação docente na vida dos alunos.

Para mais informações, clique aqui. [Memorando-circular nº 27/2016 - DOEP SE.02]
Para acessar a divisão de escolas por tema, clique aqui.

 

Salão do Livro 2016

 

Inscrições para visitação de alunos vão de 4 a 8/4

As inscrições para visitação escolar à 5ª edição do Salão do Livro de Guarulhos – cidade amiga da leitura começam na próxima segunda-feira, 4, e seguem até o dia 8 de abril. Para realizar a inscrição, as escolas devem acessar o endereço: http://salaodolivro.guarulhos.sp.gov.br.

Milhares de crianças são esperadas durante os 10 dias de realização do evento, em atividades que acontecem tanto no Adamastor Centro como descentralizadas nos CEUs da cidade.

O Salão do Livro, que nesta edição acontece entre os dias 16 e 25 de maio no Adamastor Centro [Av. Monteiro Lobato, 734 - Macedo], destaca uma programação diversificada e homenageia autores brasileiros como Carolina Maria de Jesus, Manoel de Barros e João Guimarães Rosa, além da escritora Eva Furnari no Espaço Infantil.

O evento é aberto a pessoas de todas as idades; a entrada é gratuita. Nas edições anteriores, o Salão do Livro de Guarulhos recebeu mais de 600 mil visitantes.

O Salão do Livro é mais uma ação da Prefeitura de Guarulhos que tem por objetivo incentivar a leitura e aproximar os autores do público, crianças, adultos e da comunidade em geral e com isso contribuir para melhorar a qualidade social da Educação na cidade.

Nas últimas quatro edições, o Salão do Livro, trouxe à cidade de Guarulhos importantes nomes da literatura nacional e estrangeira, como: Ariano Suassuna, Fabrício Carpinejar, Abdulai Silá, Arnaldo Antunes, Talita Rebouças, Emir Sader, Frei Betto, Gabriel o Pensador, Inês Pedrosa, Lobão, Marcelo Rubens Paiva, Olgária Matos e Tony Bellotto, entre outros.

A programação completa da edição do Salão do Livro de Guarulhos 2016 será publicada em breve.

Para mais informações sobre o Salão do Livro 2016, bem como os procedimentos para a inscrição das escolas, clique aqui. [Memorando-circular nº 31/2016 - DOEP SE02]

 

Jogos Escolares Municipais 2016

 

Inscrições acontecem entre os dias 29/3 e 8/4

Começa nesta terça-feira, 29, o período de inscrições para a 6ª edição dos Jogos Escolares Municipais- JEM 2016.

Pautado no eixo Corpo e Movimento do Quadro de Saberes Necessários, o JEM tem como objetivo promover a integração entre os alunos por meio da efetiva participação de vivências da cultura corporal, desenvolvendo os princípios de humanização, integração, participação, socialização, inclusão, entre outros.

As inscrições seguem até 8 de abril e podem ser feitas no hotsite do evento http://educacao.guarulhos.sp.gov.br/jem.

Desde as edições anteriores, a Etapa Escolar do JEM envolve todos os alunos do Ensino Fundamental [1º ao 5º ano] das escolas em atividades interclasses, como festivais e brincadeiras. Da Etapa Regional, participam somente os alunos do 4º e 5º anos em jogos que abordam a temática cooperativa entre as equipes, como resgate, pique bandeira e atletismo.

Na última edição, mais de 83 mil alunos participaram da etapa escolar e cerca de 9 mil na etapa regional.

 

Essa é Minha Escola – EPG Dr. Vicente Ferreira da Silveira

 

Equipe engajada foca a aprendizagem dos alunos

Texto: Carla Maio
Fotos: Maurício Burim
Ilustração: Anna Solano

 

Estamos no Bairro dos Pimentas. Subimos pela Estrada do Caminho Velho, passamos em frente ao campus da UNIFESP, seguimos um pouco mais para frente da escola Agostinho Cano, e chegamos ao nosso destino bem no finalzinho da Rua Cinco. É ali, encrustada no meio da comunidade, que encontramos a EPG Dr. Vicente Ferreira da Silveira, uma escola que se tornou referência para as pessoas que moram no seu entorno.

Com um sorriso largo no rosto e uma saudação extremamente calorosa, o agente de portaria Wilson Ferreira Lima recepciona a equipe do Acontece na Rede. “Os laços de amizade que construí nessa escola fazem com que eu trabalhe todos os dias com muita alegria”, conta.  

Virginia é Assistente de Gestão; Maria Cícera, agente de limpeza; Solange é professora do Estágio II e Maria de Lourdes, cozinheira. Assim como Wilson, esses profissionais acumulam histórias do trabalho que realizam na EPG Vicente já há mais de uma década, todos eles repetindo a mesma dose de entusiasmo, simpatia e dedicação, certamente o diferencial de seus ofícios.

Hoje vamos falar de comprometimento, sobre doar-se um pouco a cada dia.

 

Mil maneiras, mil momentos, mil histórias

São 7 da manhã. Chove bastante e a diretora Josefa Pereira Lopes de Sousa percebe que precisa de mais calma para estacionar o carro. Ela olha ao redor e logo visualiza o Agente de Portaria, que rapidamente a ajuda a manobrar. Para ela, Wilson faz parte desse ambiente carinhoso que reina na escola, alcançado graças a inúmeras transformações que foram feitas na unidade e que melhoraram consideravelmente a vida de quem circula e trabalha ali.

Para Josefa, o trabalho desenvolvido na escola é pensado em todos os aspectos que envolvem os alunos, no que diz respeito à aprendizagem, sociabilidade, convívio, respeito e segurança.  

“Desde que assumiu a gestão em 2012, ela se preocupa em manter um ambiente agradável. Queremos uma escola que permita um trabalho harmonioso, em que toda a equipe se sinta bem, trabalhe com prazer, acredito que assim farão o melhor para nossos educandos”.

Josefa tem razão e isso acontece de um modo bastante especial. Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ainda estão em processo de alfabetização, mas já declamam poemas infantis de Vinícius de Moraes com graça e confiança.

A professora Maria de Nazaré dos Santos Lopes não esconde o orgulho e a satisfação em ver seus alunos declamando com tamanha desenvoltura, dominando a leitura: “as crianças se identificam com a linguagem dos poemas de Vinicius, como As Borboletas, A Foca e o Elefantinho e elas gostam muito. Para elaborar as atividades, leio bastante, pesquiso muito, acredito que é necessário que o professor faça isso constantemente para alimentar suas ideias”.

Apesar de pequenos, Vitor e Gabriel têm quase nada de timidez. Eles contam que aprenderam a ler no ano passado, mas Vitor está em dúvida se alguma coisa realmente mudou. “Todo dia quando eu chego em casa, eu leio um livro”, conta Gabriel, e já dá uma dica importante ao colega Vitor. “O Vitor também tem que ler livros todos os dias”. Vitor está muito contente com a conquista que a leitura lhe trouxe: “quando o videogame carrega, eu já sei o que preciso fazer para o jogo começar”.

 

 

 

Receita para se fazer um herói

Cooperação, amizade, respeito, solidariedade e partilha são alguns dos aspectos que permeiam o projeto Vivenciando Valores, que tem como um de seus principais objetivos a alegria dos alunos.

A coordenadora pedagógica Daniela Vieira Martins observou que iniciativas como a Sacola Viajante e o Bornal de Jogos, materiais que seguem para a casa dos alunos, são fundamentais para envolver as famílias no aprendizado de seus filhos.

“Como estamos em plena época de Jogos Olímpicos, cada turma está engajada na elaboração de uma mascote, que também vai para a casa dos alunos com um livro de registro, para que os pais e filhos relatem como foi o final de semana da família na companhia do visitante”.

Outra iniciativa que caiu no gosto dos alunos e é aguardada por todos com bastante ansiedade é a Páscoa Solidária, realizada na unidade já há alguns anos: “contamos com a colaboração e participação dos pais para realização desse momento e encontramos na partilha o significado para as atividades propostas”, observa Daniela.

De acordo com a diretora Josefa, as atividades e projetos são elaborados a partir de temas relevantes, que vão ao encontro do interesse e crescimento dos educandos. Por isso, segundo ela, faz muito sentido a construção de valores em tenra idade, ingredientes necessários para a formação de cidadãos que vão transformar o mundo num lugar melhor de se viver.

“Temos uma preocupação também em estabelecer um vínculo de confiança com a comunidade, pais e responsáveis. Entendemos a importância dessa parceria para atingirmos um bom resultado na educação de nossos alunos”, aponta Josefa.

 

Carinho e afinidade

Nesse universo caloroso chamado EPG Dr. Vicente Ferreira da Silveira, percebemos que a figura do professor é fundamental para o desempenho do aluno. A professora de Educação Física Paloma Poliana começou o período cedinho e só parou perto do meio dia, quando a aula da última turma chegou ao fim.

Dona de uma energia fenomenal, ela conta que faz um trabalho sistemático com o eixo Corpo e Movimento, da Proposta Curricular: “nesse momento, começamos com atividades que trabalham o conhecimento das partes do corpo, mostrando as características físicas de cada um por meio de atividades em duplas, vou mudando o grau de dificuldade dependendo da faixa etária, e num momento seguinte pretendo trabalhar com jogos e esportes com bola”, observa Paloma.

As professoras Fabiana Siqueira, Nilza do Carmo Geraldo e Renata Aparecida Dias socializam práticas e trazem para os alunos do Estágio II atividades de coordenação motora, com cones e circuitos, além de propostas para que desenvolvam a autonomia e se tornem menos inibidos.

“As atividades permitem que as crianças possam trocar aprendizagens com seus colegas, que fiquem a vontade para desenhar livremente e que conheçam o que as outras turmas estão fazendo”, explica Renata. Ela enfatiza ainda que os professores são incentivados a propor atividades com afinidades e fortalecer os laços de amizade e parceria com os demais colegas de profissão.

As famílias, é claro, participam ativamente da vida escolar das crianças e de decisões importantes que envolvem os recursos da escola. Esse é o caso da feirante Lucia Barbosa, mãe dos alunos Luiz Fernando, do 2º ano, e Maria Vitória, do Estágio II, uma das participantes do Conselho Escolar da unidade.

“Conheço a escola já há muito tempo, faço questão de participar das atividades, de saber o que meus filhos estão aprendendo, acho importante a transparência da diretora, que sempre está pronta para conversar com a gente, sempre muito simpática e atenta”.

A declaração de Lúcia fortalece ainda mais o trabalho que a equipe da escola realiza durante todo o ano letivo, com espaços para a participação direta dos pais e responsáveis, como oficinas, palestras, participação no Conselho Escolar, nos encontros do Conselho Participativo de Classe e Ciclo e na Reunião de Pais e Educadores. “São espaços onde utilizamos diferentes metodologias, como vídeos e textos, para promover a reflexão dos participantes acerca da responsabilidade que a família e a escola têm na educação dessas crianças”, explica Josefa.

A alegria que resulta desse trabalho e da aproximação com as famílias está visivelmente estampada no rosto de quem estuda e trabalha na EPG Dr. Vicente Ferreira da Silveira. É claro, faz toda a diferença quando as pessoas estão empenhadas e comprometidas com a aprendizagem das crianças. Foi isso que encontramos na escola que fica no finalzinho da Rua Cinco.

 

 

 

 

 

 

Quem foi Vicente Ferreira da Silveira?

Vicente Ferreira da Silveira nasceu em 1921, no município de Agudos, Estado de São Paulo.

Professor formado pela Escola Normal Livre de Agudos bacharelou-se na Faculdade de Direito de Bauru.

Na cidade natal foi auxiliar, escrevente e, posteriormente, tabelião sucessor do Segundo Cartório de Notas da Comarca de Agudos. Em 1966, após prestar concurso transferiu-se para o município de Guarulhos, assumindo o cargo no Segundo Cartório de Notas da Comarca de Guarulhos. Aqui, faleceu no dia 31 de maio de 1987.

 

Ficha Técnica

Endereço: Rua Cinco B, s/nº - Jardim Nova Cidade
Inauguração: 17 de novembro de 1987
Professores: 24
Assistente de Gestão: 1
Auxiliar Operacional: 1
Agente Escolar: 1
Cozinheiras: 4
Equipe de limpeza: 5
Agentes de Portaria: 4
Agente de apoio a inclusão: 2
Alunos: 600
Atendimento: Educação Infantil [Estágio I e II], Ensino Fundamental [1º ao 3º ano]
Diretora: Josefa Pereira Lopes de Sousa
Vice-diretora: Márcia Ortiz de Camargo Cotulio
Coordenadora: Daniela Vieira Martin

 

 

 
Página 6 de 149