Prefeitura de Guarulhos

Você está em:

Notícias

Educação

SE apresenta publicações para o ensino de línguas estrangeiras

 

Foco são os cursos de inglês e espanhol oferecidos para a comunidade

Mais de 90 páginas com cerca de 130 exercícios divididos em cinco unidades que abrange todo o conteúdo do curso de Língua e Cultura Espanhola e Hispano-americana oferecido pela Secretaria de Educação. É isso que os cursistas encontram no caderno de exercícios Español, Lengua y Cultura, material didático-pedagógico elaborado conforme conteúdo desenvolvido nas salas de aula do curso dos CEUs e do Adamastor, que visa dar suporte ao aluno.

A Coordenadora de Programas Educacionais da SE, Josélia Oliveira, comemora a elaboração do material como uma grande conquista para os professores especialistas: “o material permite que os alunos adquiram o hábito de pesquisar, além de incentivá-los a trazer suas dúvidas para debate em sala de aula”.

Josélia também explica que, a partir do eixo Cultura e Linguagem da Proposta Curricular Quadro de Saberes Necessários, a iniciativa permite um trabalho com as linguagens artísticas, pensando em cada um dos países falantes de língua espanhola.

A SE também apresentou o primeiro caderno de exercícios da coleção Blue Sky, para o ensino de língua inglesa, composta por cinco volumes. A expectativa é de que, até o mês de novembro, os alunos tenham acesso ao segundo dos três cadernos que fazem parte do nível básico. Outros dois volumes correspondem ao nível intermediário.

Esther Librelon, professora especialista em Língua Inglesa, explica que a coleção também é resultado do esforço coletivo dos professores envolvidos nos cursos de línguas oferecidos para a comunidade.

“Esse material tem um significado muito importante para todos nós, porque tem o perfil desse professor que contribuiu com sua elaboração e, portanto, nos sentimos parte desse trabalho”, enfatiza.

Elaborado com exercícios de apoio com foco na oralidade, o material motiva a prática de língua inglesa a partir dos elementos que foram aprendidos em sala de aula. A expectativa, no futuro, é que com a continuidade das turmas para o nível avançado, dois novos dois cadernos sejam lançados.

 

Mostra da Educação Municipal

 

Abertura do evento acontece nesta quarta, 4/11, às 10h

A 6ª Mostra da Educação Municipal começa nesta quarta-feira, 4 de novembro. A abertura oficial acontece às 10h no auditório térreo da Secretaria de Educação [Rua Claudino Barbosa, 313 – Macedo]. Na ocasião será exibido o documentário “Da Vila para o Centro”, de Raul Fernandes, sobre a Orquestra Pimentinhas que se apresentará no evento.Além disso, será apresentada a Revista nº 8 da Secretaria de Educação.

No mesmo dia, às 19h30, no Adamastor Centro [Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo], acontece a Conferência Educação na Cultura Digital: entre os saberes do cotidiano e a autonomia pedagógica, com a Dra. Eliane Schlemmer [UFGRS].

A Mostra descentralizada também acontece nos CEUs, Escolas da Prefeitura e Entidades Conveniadas da Educação Infantil e do MOVA até o dia 13 de novembro com o tema Autonomia Pedagógica: socializando saberes e práticas na perspectiva de uma educação em direitos humanos.

Professores das redes municipal, estadual e particular, além de alunos e professores das Instituições de Ensino Superior e a comunidade em geral ainda podem se inscrever nas atividades, basta acessar o hotsite da Mostra http://educacao.guarulhos.sp.gov.br/mostrae clicar no botão “inscrições”. Para garantir a participação do maior número de pessoas, o sistema aceitará até quatro inscrições por pessoa.

A participação na 6ª Mostra também garante certificado de 30 horas. Para isso, além da inscrição e participação em quatro atividades, é necessário elaborar um único relatório, que deverá ser redigido e enviado pela internet, em campo específico, no endereço: http://educacao.guarulhos.sp.gov.br/mostraaté o dia 14 de dezembro de 2015, conforme cronograma publicado em 1º de julho no Memorando 87/2015.

Na quinta-feira, 5/11 o evento segue com atividades acontecendo o dia todo. Às 9h, na EPG Jorge Amado [Rua Maria Paula Motta, 167 – Presidente Dutra] terá Conversando Sobre “Jornada pela Paz”; na sexta-feira, 6/11, às 18h, o CEU Presidente Dutra [Rua Maria Paula Motta, 167 – Presidente Dutra] apresenta Conversando Sobre “Que espaço é este?”. Ainda no dia 6, às 13h acontece o Espetáculo Dialogado “Com os contos de fadas eu brinco, canto e aprendo”, na EPG Margarida Maria de Jesus [Rua José Roberto Liotta, 16 – Jardim Rosa de França].

O final de semana também guarda surpresas. No sábado, 7/11, às 8h, os participantes se reúnem no Adamastor para duas saídas do Roteiro Histórico: uma para o Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, e outra para a Usina Hidrelétrica de Paraibuna. Na segunda-feira, 9/11, às 14h, o espaço Escola, Câmera e Ação apresenta o filme “Como estrelas na terra, toda criança é especial” na EPG Undina Capellari Nunes [Avenida Morada Nova, 208 – Cumbica]. Na terça-feira, 10/11, às 9h, a EPG Carmem Miranda [Rua da Creche, 63 – Jardim Guaracy] apresenta a Exposição Monitorada “Arte e Cultura na Educação Infantil”.

No dia 11/11, o destaque é o espaço Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. que oferece cursos de Edição de Vídeos, às 8h e às 14h, e Lego, às 14h e às 17h, no Adamastor. No penúltimo dia, [quinta-feira, 12/11], às 9h, a EPG Braguinha [Avenida Mauês, 407 – Jardim Bom Clima] apresenta a Mesa-Redonda “Direitos Humanos e Infância: caminhos para uma educação integral e libertadora”.

O encerramento da 6ª Mostra da Educação Municipal, no dia 13/11, às 19h30, no Adamastor Centro é marcado pela Mesa-Redonda “(In)Disciplina – Construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola”.

Professores das redes municipal, estadual e particular, além de alunos e professores das Instituições de Ensino Superior e público em geral ainda podem se inscrever nas atividades, basta acessar o hotsite da Mostra http://educacao.guarulhos.sp.gov.br/mostrae clicar no botão “inscrições”. Para garantir a participação do maior número de pessoas, o sistema aceitará até quatro inscrições por pessoa.

A cada ano, crescem as oportunidades de participação. Nesta edição, são cerca de 550 atividades organizadas nas seguintes categoriasConversando Sobre, Conferências, Escola, Câmera, Ação!, Espetáculo Dialogado, Exposição: Visita Monitorada e Exposição Monitorada, Mesa-Redonda, Roteiro Histórico e Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .      

A Mostra da Educação Municipal é mais uma ação da Secretaria de Educação que visa melhorar a qualidade social da Educação na rede municipal. A programação completa e outras informações encontram-se disponíveis em: 

http://educacao.guarulhos.sp.gov.br/mostra

 

Mostra ECOVIVER

 

Teatro com alunos da Rede Municipal foi o destaque do evento

Na última sexta-feira [23], Escolas da Prefeitura de Guarulhos apresentaram sketches de teatro durante a Mostra Ecoviver, evento que aconteceu no Teatro do Adamastor Centro e que envolveu a participação de gestores, professores, alunos, profissionais das escolas e comunidade.

A iniciativa é uma das etapas do Projeto Ecoviver, que oferece curso do Programa de Formação Permanente aos professores que atuam no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos.

A apresentação contou com a participação das escolas Erico Veríssimo, com o sketch “O Mundo de Zara”, Jean Piaget, “Todos Somos Necessários”, Jorge Amado, “Formas de Ver o Mundo - A Escolha é Sua, Paulo Freire, “Formid'água” e Antônio Gonçalves Dias, “Uma gotinha de esperança”.

Kilza Noriko Higa, coordenadora pedagógica da EPG Jean Piaget conta que a proposta do Projeto Ecoviver motivou o envolvimento de toda a equipe da escola na elaboração da sketch: “toda a equipe se envolveu não apenas os professores que participaram do curso e o resultado está aqui, as crianças participando com alegria, dando o melhor de si para mostrar o que aprenderam”.

Uma atriz nata. Foi isso que a personagem da aluna Nicolly, de 9 anos, a pequena sereia Iara, revelou. “A sereia explicava para as meninas que sujavam o rio que elas não podem poluir o meio ambiente”.

Tão extrovertidas quanto Nicolly, as alunas Estágio II da EPG Érico Veríssimo, Heloisa e Esther, ambas com 6 anos, se dividem graciosamente para contar o que aprenderam, desde que as turmas começaram a debater temas como economia de água e cuidado com o lixo. “A gente não pode demorar muito tempo no banho, tem que desligar a água para ensaboar o corpo”, explica Heloisa. “Se as pessoas jogam lixo no rio, a chuva enche e a água entra nas casas, estragando tudo”, observa Esther.

Maria de Cássia Moreira, uma das quatro professoras da EPG Érico Veríssimo que participaram do curso oferecido pelas parcerias da Secretaria de Educação e o Ecoviver, estava muito contente com o resultado alcançado: “as formações foram o diferencial dessa proposta. Os materiais riquíssimos despertaram na equipe um novo olhar sobre o modo de  trabalhar com temáticas tão importantes”.

 

 

 

 

 

 

Mostra da Educação Municipal

 

Abertura do evento será dia 4/11, 10h

A 6ª Mostra da Educação Municipal começa na próxima semana com mais de 550 atividades. A abertura oficial será quarta-feira 4/11, às 10h, no auditório térreo da Secretaria de Educação [Rua Claudino Barbosa, 313 – Macedo]. Na ocasião será exibido o documentário “Da Vila para o Centro”, de Raul Fernandes, sobre a Orquestra Pimentinhas que se apresentará no evento.Além disso, será apresentada a Revista nº 8 da Secretaria de Educação.

No mesmo dia, às 19h30, no Adamastor Centro [Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo], acontece a Conferência Educação na Cultura Digital: entre os saberes do cotidiano e a autonomia pedagógica, com a Dra. Eliane Schlemmer [UFGRS].

A Mostra descentralizada também acontece nos CEUs, Escolas da Prefeitura e Entidades Conveniadas da Educação Infantil e do MOVA até o dia 13 de novembro com o tema Autonomia Pedagógica: socializando saberes e práticas na perspectiva de uma educação em direitos humanos.

Professores das redes municipal, estadual e particular, além de alunos e professores das Instituições de Ensino Superior e a comunidade em geral ainda podem se inscrever nas atividades, basta acessar o hotsite da Mostra http://educacao.guarulhos.sp.gov.br/mostrae clicar no botão “inscrições”. Para garantir a participação do maior número de pessoas, o sistema aceitará até quatro inscrições por pessoa.

A participação na 6ª Mostra também garante certificado de 30 horas. Para isso, além da inscrição e participação em quatro atividades, é necessário elaborar um único relatório, que deverá ser redigido e enviado pela internet, em campo específico, no endereço: http://educacao.guarulhos.sp.gov.br/mostraaté o dia 14 de dezembro de 2015, conforme cronograma publicado em 1º de julho no Memorando 87/2015.

Na quinta-feira, 5/11 o evento segue com atividades acontecendo o dia todo. Às 9h, na EPG Jorge Amado [Rua Maria Paula Motta, 167 – Presidente Dutra] terá Conversando Sobre “Jornada pela Paz”; na sexta-feira, 6/11, às 18h, o CEU Presidente Dutra [Rua Maria Paula Motta, 167 – Presidente Dutra] apresenta Conversando Sobre “Que espaço é este?”. Ainda no dia 6, às 13h acontece o Espetáculo Dialogado “Com os contos de fadas eu brinco, canto e aprendo”, na EPG Margarida Maria de Jesus [Rua José Roberto Liotta, 16 – Jardim Rosa de França].

O final de semana também guarda surpresas. No sábado, 7/11, às 8h, os participantes se reúnem no Adamastor para duas saídas do Roteiro Histórico: uma para o Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, e outra para a Usina Hidrelétrica de Paraibuna. Na segunda-feira, 9/11, às 14h, o espaço Escola, Câmera e Ação apresenta o filme “Como estrelas na terra, toda criança é especial” na EPG Undina Capellari Nunes [Avenida Morada Nova, 208 – Cumbica]. Na terça-feira, 10/11, às 9h, a EPG Carmem Miranda [Rua da Creche, 63 – Jardim Guaracy] apresenta a Exposição Monitorada “Arte e Cultura na Educação Infantil”.

No dia 11/11, o destaque é o espaço Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. que oferece cursos de Edição de Vídeos, às 8h e às 14h, e Lego, às 14h e às 17h, no Adamastor. No penúltimo dia, [quinta-feira, 12/11], às 9h, a EPG Braguinha [Avenida Mauês, 407 – Jardim Bom Clima] apresenta a Mesa-Redonda “Direitos Humanos e Infância: caminhos para uma educação integral e libertadora”.

O encerramento da 6ª Mostra da Educação Municipal, no dia 13/11, às 19h30, no Adamastor Centro é marcado pela Mesa-Redonda “(In)Disciplina – Construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola”.

Professores das redes municipal, estadual e particular, além de alunos e professores das Instituições de Ensino Superior e público em geral ainda podem se inscrever nas atividades, basta acessar o hotsite da Mostra http://educacao.guarulhos.sp.gov.br/mostrae clicar no botão “inscrições”. Para garantir a participação do maior número de pessoas, o sistema aceitará até quatro inscrições por pessoa.

A cada ano, crescem as oportunidades de participação. Nesta edição, são cerca de 550 atividades organizadas nas seguintes categoriasConversando Sobre, Conferências, Escola, Câmera, Ação!, Espetáculo Dialogado, Exposição: Visita Monitorada e Exposição Monitorada, Mesa-Redonda, Roteiro Histórico e Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .      

A Mostra da Educação Municipal é mais uma ação da Secretaria de Educação que visa melhorar a qualidade social da Educação na Rede Municipal.

Outras informações encontram-se disponíveis em: http://educacao.guarulhos.sp.gov.br/mostra

> Revista de Programação

 

IV SEMCITEC

 

2ª FECEG premia alunos e professores

Alunos e professores das EPGs Dr. José Maurício de Oliveira e Manuel Bandeira foram premiados pela apresentação de trabalhos na 2º Feira de Ciência e Engenharia de Guarulhos [FECEG], evento que é parte da 4ª SEMCITEC [Semana da Ciência e Tecnologia].

Giuliane Cubas Lipolis, professora especialista de artes da EPG Dr. José Maurício de Oliveira, foi premiada com um tablet na categoria “Relato de Experiência” e recebeu o título de Professora Destaque Educação Básica com o Projeto Luz, Câmera, Eureka – Desvelando a Fotografia.

O aluno do 5º ano Vitor Emanuel Araújo dos Santos recebeu o título de Prêmio Jovem Inovador com o Projeto Viagem às Estrelas, no qual apresentou resultados de pesquisa sobre a temática, e recebeu bolsa de estudos do Colégio Eniac.

 

Eureka

Caixas de sapato, pedaços de lata de refrigerante, caixa de fósforos e lupas foram alguns dos materiais utilizados pela professora Giuliane, que conta que o Projeto surgiu a partir do interesse dos próprios alunos pelas fotografias de celular.

“Já que eles curtem tanto fotografar por que não aprofundar o tema com pesquisas históricas? A partir daí, fomos estudando juntos os diversos aspectos técnicos da fotografia, o funcionamento dos equipamentos, características das lentes e as etapas de construção de uma câmera e eles adoraram”, explica Giuliane.

Ester, aluna do 4º ano, explica que a turma realizou o primeiro projeto fotográfico utilizando filmes fotográficos e palitos de sorvete.

“Para fotografar construímos uma câmera como antigamente conectadas por filmes fotográficos, um vazio e outro cheio, e palitos de sorvete para rodar os frames. Como não sabíamos muito bem, se daria certo, realizamos vários testes até acertar os segundos em que a imagem seria projetada no filme. Fizemos também uma técnica chamada light painting, que fotografa o desenho da luz com lanterna ou flash, foi bem legal”.

 

No mundo da lua

“O Vitor queria saber mais sobre o espaço e embarcou em uma viagem junto com professor Rodrigo. A gente nem poderia imaginar o quanto essa viagem iria nos levar a lugares e momentos incríveis, como a noite de hoje”, comemora a coordenadora pedagógica da EPG Manuel Bandeira, Camila Zentner Tesche, emocionada com a conquista do aluno Vitor Emanuel.

“Quando fui estudar na escola Manuel Bandeira, descobri que podia escolher o projeto de estudo e fiquei muito contente, porque desde os cinco anos sou fascinado por planetas, estrelas e gigantes gasosos. Foi então que eu conheci o professor Rodrigo, e isso mudou a minha vida”.

O professor da turma do 5º ano, Rodrigo de Mendonça Emídio, é coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia na unidade escolar. Para ele, a premiação de Vitor Emanuel demonstra que o modo de ensino adotado pela escola tem funcionado muito bem: “é muito gratificante ver o Vitor explicando sua pesquisa, falando sobre o que aprendeu, isso faz valer a pena todas as horas de dedicação para além do tempo em que estamos na escola”.

 

E as descobertas não param por aqui...

Durante a 2º FECEG, Nicoli, Lucas e Thiffany, alunos do 5º ano da EPG Virgilina Serra de Zoppi, também apresentaram os resultados do projeto de descarte de pilhas e baterias da escola, que envolve a comunidade. “Estou feliz por representar nossa escola num projeto pelo meio ambiente”, observa Nicoli. Lucas e Thiffany também estavam muito orgulhosos e explicaram com muita propriedade os objetivos da iniciativa para Roseli de Deus, docente do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP.

“Eles observam na prática a necessidade de destinar esses e outros materiais que são extremamente nocivos ao meio ambiente e quando a criança aprende, toda a comunidade muda seus hábitos”, explica a professora Eliane Silveira.

Natalia Caroline Carvalho tem 17 anos e é aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual José Alves de Cerqueira Cesar. Livia Fernanda de Jesus Espildora tem 8 anos e está no 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Clip. O que duas meninas com idades tão diferentes têm em comum?

A resposta: o interesse pela robótica e a elaboração do Projeto Autosuscar, um protótipo de carro autossustentável que surgiu durante oficinas do FAB social que ambas cursaram no CEU Rosa de França: “o carro utiliza somente recursos encontrados na natureza, como as energias solar e eólica”, explica a pequena Livia, demonstrando que em suas veias já corre sangue de cientista.

“Esteira Contadora” [Anhanguera Educacional], “Piano Eletrônico” [IFSP-GRU], “Automóvel Elétrico autossustentável” [Colégio Progresso], “Dispositivo de Alerta para Deficientes Auditivos” [SENAI], são alguns dos destaques também apresentados durante a 2º FECEG.

 
Página 6 de 141